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27 de dez • FNF avalia temporada e reforça conquistas

Trabalhar pelos filiados para fortalecer o futebol do Rio Grande do Norte com foco na gestão. Foi assim que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) defendeu em 2012 os filiados, buscando alternativas para viabilizar o futebol potiguar ao oferecer mais vantagens aos participantes. O presidente da FNF, José Vanildo, considera a temporada deste ano fundamental para fortalecer o novo momento do setor com foco na Copa do Mundo de 2014 e os desafios a partir desse grande evento em Natal.

Para o dirigente, a profissionalização do marketing do Campeonato Potiguar foi um dos pontos de destaque, aliado aos bons resultados das equipes nas competições nacionais que fizeram o Estado como terceiro melhor do Nordeste no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com dois clubes na Série B (ABC e América), um na Série C (Baraúnas), um acesso na Série D, além de quatro vagas na Copa do Brasil de 2013 e duas vagas na Taça São Paulo de Futebol Júnior.

A FNF investiu forte na nova imagem do futebol do Rio Grande do Norte, apresentando um novo produto que desperta valores que só o esporte tem, tais como paixão, vitória, emoção, união, deixando o futebol potiguar uma marca simpática por todas as torcidas. E foi com esse conceito que vários patrocinadores apostaram no projeto do Campeonato Potiguar de 2012, tais como BMG, Lupo Sports, Umbro, Banco do Nordeste, Pitú, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Óticas Diniz, Telepesquisa, Pittsburg, Fecomercio, Sest/Senat e tantos outros.

Na competição estadual, a FNF investiu na capacitação dos árbitros, através de cursos de qualificação e com as receitas pode garantir todas as despesas com arbitragem de jogos dos 10 clubes filiados, como também custos com hospedagem, alimentação e transporte. Além disso, premiou com três carros 0km os participantes, um para o campeão de cada turno e o terceiro veículo foi sorteado no Prêmio Craque Potiguar, evento no Teatro Alberto Maranhão, que encerrou o certame em uma noite de gala.

“A temporada foi também de muitas conquistas nacionais para o nosso futebol. Desde as boas campanhas de América e ABC na Série B ao acesso do Baraúnas à Série C. Fomos parceiros dos clubes em todas as horas para intervir como representante o que for necessário em favor dos filiados na CBF, como fizemos pelo presidentes do ABC, Rubens Guilherme, e do América, Alex Padang, principalmente, não medindo esforços para fortalecer nossas equipes, deixando sempre viva a força que representa nossa federação junto à Confederação”, comentou José Vanildo, presidente da FNF.

Para 2013, Vanildo espera um futebol potiguar cada vez mais forte, com dois clubes na Série B, um na Série C e outro na D, além de ABC e América na Copa do Nordeste e quatro vagas na Copa do Brasil. “A federação tem credibilidade junto à CBF, por isso conseguiu quatro vagas para Copa do Brasil. A mudança de postura, profissionalizando e fazendo do futebol um negócio, tudo isso fez garantir outro patamar à FNF, por isso a CBF reconheceu nosso trabalho. Vamos continuar lutando para buscar nosso devido espaço, valorizando nossos filiados, com participações ainda maiores nas competições nacionais, como por exemplo cota de direitos de transmissão e arena, tudo fruto desse trabalho”, conta o dirigente.

A FNF prepara o lançamento do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013, disputa que começa dia 13 de janeiro. Até lá anunciará os patrocinadores iniciais, entre eles Chevrolet, Lupo Sports, Umbro e Pitú, além de divulgar os parceiros dos programas de marketing como Mascote e a Gata do Potiguar. A nova marca da competição foi padronizada, atendendo unificação nacional, já que a montadora após anunciar investimento no Potiguar acertou com outros estaduais e confirmará as ativações por outros estados em evento na capital paulista na primeira quinzena de janeiro.

José Vanildo acrescenta que a transmissão de jogos de uma emissora de televisão para o Campeonato Potiguar Chevrolet 2013 é uma alternativa em avaliação permanente e espera encontrar uma solução nos próximos dias. Como também, vem trabalhando para anunciar premiação especial para o certame com a captação do projeto de marketing desenvolvido pela 10 Sports para motivar ainda mais os clubes para fazer do certame o mais competitivo dos últimos anos.Além de disso, a urgente necessidade de uma melhor adequação e formatação jurídica, técnica e operacional para o televisionamento dos jogos, reduzindo-se a possibilidade dos conflitos de filiares e interesse da emissora.

“Já houve um avanço do empresariado potiguar, pouco representativo, mas as empresas locais tiveram papel decisivo ao associar suas marcas ao Campeonato Potiguar. Investidores nacionais são importantes, mas os clientes com produtos do Rio Grande do Norte tem uma oportunidade única e com alcance diferenciado. O poder público precisa ser mais participativo, pois o futebol é um instrumento muito forte de comunicação, de socialização, educacional para muitas campanhas publicitárias. Hoje, a FNF veste a camisa de todos os clubes em pleitos no poder público, que está muito ausente das discussões e de buscar o apoio coletivo que futebol potiguar tanto precisa, principalmente pela visibilidade de sermos uma cidade-sede da Copa do Mundo”, finaliza Vanildo.

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