Marca Maxmeio

NOTÍCIASNovidades, releases de nossos clientes

11 de nov • Clodoaldo Silva empolgado para mais um Parapan

O nadador Clodoaldo Silva está pronto para a disputa dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara 2011. Ele é um dos destaques da seleção brasileira ao lado da potiguar Edênia Garcia, do paulista Daniel Dias e do carioca Andre Brasil. A cerimônia de abertura do Parapan será realizada neste sábado (12),às 23h (de Brasília), no Telmex, estádio onde ocorrerão as provas de atletismo.

“Fomos muito bem recebidos no México. A hospitalidade e a receptividade desta nação nos surpreenderam. Agora é controlar a adrenalina e concentrar para cair na piscina em busca de medalhas para o Brasil”, comentou Clodoaldo Silva, atleta patrocinado pelo Banco do Nordeste. “É um orgulho poder representar os mais de 25 milhões de pessoas com deficiência do nosso país”, completa.

As provas de natação serão disputadas entre os dias 13 e 19, no Centro Aquático de Guadalajara. O “Tubarão Paraolímpico” é um dos mais experientes da seleção brasileira, sendo o seu quarto Parapan. Nas outras edições, conquistou 19 medalhas:na Cidade do México (México), em 1999, foram quatro de ouro; em Mar Del Plata (Argentina), em 2003, conquistou seis ouros e uma prata; no Rio de Janeiro (Brasil), no ano de 2007, faturou sete de ouro e uma de prata.

Segundo Clodoaldo Silva, a meta da equipe brasileira é o primeiro lugar no quadro de medalhas da natação. “Estamos mordidos, pois no Rio ficamos em segundo, atrás do Canadá”, conta. Em 2007, o Brasil obteve 39 ouros, contra 41 do Canadá, apesar de um total maior de medalhas – 108.

O objetivo do Comitê Paraolímpico Brasileiro é justamente superar esta marca. “Acredito que podemos superar o número de medalhas conquistadas em 2007. O foco principal deste ano é o Parapan e os atletas estão muito preparados. A natação brasileira terá um grande destaque”, afirmou o coordenador técnico, Murilo Barreto.

Para o técnico Rui Meslin, os tempos obtidos no México servirão de parâmetro para a preparação visando as Paraolimpíadas de Londres, em 2012. “Eu tenho quase certeza que bateremos o número de medalhas do Rio de Janeiro. Os atletas farão o possível para isso. Na verdade, o objeto principal é que cada atleta supere a sua marca e, assim, o número de medalhas se torna uma consequência”.

SOBRE O PARAPAN

O Brasil também quer manter a hegemonia no quadro geral de medalhas, conquistada no Rio 2007 – quando ganhou 228 medalhas (83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes), à frente do Canadá (116 medalhas, sendo 49 de ouro) e dos EUA (117, 37 de ouro).

Os Jogos Parapan-americanos 2011 ocorrerão de 12 a 20 novembro. Serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, futebol 5, goalball, judô, halterofilismo, natação, ténis de mesa, ténis de cadeira de rodas, tiro com arco e voleibol sentado.

Voltar