Marca Maxmeio

NOTÍCIASNovidades, releases de nossos clientes

26 de abr • FPA Campeonato Potiguar de Kart larga no próximo domingo

A primeira etapa do Campeonato Potiguar de Kart será realizada no próximo domingo, dia 29. A disputa vai envolver pilotos de três categorias – Cadete Mirim, F400 e 2Tempos. Também são esperados competidores de Estados vizinhos, como Paraíba e Pernambuco. No total, serão sete etapas ao longo da temporada 2012.

Os portões do kartódromo de Natal serão abertos ao público a partir das 13h e a entrada é gratuita. O Natal Automóvel Clube e a Federação Potiguar de Automobilismo, que promovem a competição, estão preparando várias atrações para a abertura da temporada 2012. Nos intervalos das baterias, serão realizadas apresentações de wheeling, com seis pilotos profissionais empinando motos, e de automodelismo, que destaca os amantes de carros guiados por rádio controle. Estão previstas três baterias. A primeira está marcada para as 14h. Mais informações pelo telefone (84) 9666-7888.

Entre os atrativos do Campeonato Potiguar está uma disputa interessante entre um professor e um aprendiz na categoria F400. Elton Paiva, de 25 anos, é o “criador”, e Adriano Martins, 34 anos, a “criatura”. Neste caso, a idade não quer dizer mais experiência. Elton é instrutor da Escola de Kart – que funciona no kartódromo – há quatro anos e Adriano foi seu aluno em 2011.

“Atualmente, aproximadamente 70% dos pilotos que vão disputar o Campeonato Potiguar são oriundos da Escola de Kart”, lembra Elton, apontando que oito pilotos têm menos de 12 anos. “Muitos começaram cedo e levam o esporte a sério, participando de competições locais e nacionais”, conta o atual campeão potiguar e vice-campeão pernambucano.

“Comecei ‘brincando’ no kart indoor que funciona no kartódromo e logo adquiri um kart para treinar, me filiei à Federação Potiguar de Automobilismo e passei a competir. A Escola de Kart é importante para dar base aos pilotos e o Elton me ensinou bastante”, conta Adriano Martins.

Elton Paiva lembra que o Campeonato Potiguar de 2011 foi o melhor dos últimos anos. “Pelo nível técnico dos pilotos, foi o campeonato mais forte do Nordeste. Esperamos que este ano seja ainda melhor”, comenta.
Adriano Martins faz questão de enaltecer que o Rio Grande do Norte é um celeiro de talentos. “Por este motivo é que reforço a importância do kart indoor e da Escola de Kart, que dá a oportunidade para a entrada de mais pilotos na modalidade. Sem o indoor, por exemplo, é difícil a introdução ao esporte. Hoje, muitos são os adeptos do kart indoor que migraram para as competições oficiais da FPA”.

Contador, empresário e bacharel em Direito, Adriano usa o kartismo como válvula de escape para o estresse do dia-a-dia. “Descarrego tudo na pista. O estresse vai embora rapidinho. A minha esposa confessou que sou uma pessoa melhor depois que comecei a praticar o kart”, revela.

Novato nas pistas, mas já defensor da modalidade, Adriano mostra-se preocupado com o destino do kartódromo, que deverá ser desativado em dezembro deste ano para as obras da Arena das Dunas, que vai receber os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014. “A saída do kartódromo daqui de Natal é ruim porque não temos a garantia de ter outra praça para a prática do kart. Fala-se em uma nova pista em Macaíba, Parnamirim ou Extremoz. Há a promessa, mas não temos certeza”, conclui.

PISTA
O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, esteve recentemente em Natal para participar da entrega da premiação do RN 1500, segundo maior rally do Brasil. Pinteiro aproveitou a oportunidade para fazer uma vistoria técnica no kartódromo. Ele constatou que a pista precisa ser recuperada para que a capital potiguar possa sediar uma etapa da Copa Norte Nordeste de Kart, no dia 27 de maio. Os reparos iniciais na pista foram realizados nesta semana, mas o presidente da Federação Potiguar de Automobilismo (FPA), Sesimar Correia, está buscando viabilizar parcerias para que Natal não perca esta importante prova do calendário nacional.

Voltar