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29 de out • Alan Oliveira fala sobre o lançamento do plano comercial do Estadual 2013

O futebol passa pela profissionalização e uma das formas de valorizar o produto é o marketing. É pensando assim, é que o jornalista Alan Oliveira, diretor da 10 Sports, agência de marketing esportivo da Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) pretende realizar diversas ações promocionais para garantir retorno do setor privado com a força do cliente: o torcedor. Nesta entrevista, o especialista em Gestão e Marketing Esportivo confirma que a competição em 2013 já vendeu o title sponsor, o título de patrocínio para o nome do evento, como também, outras ações que devem atrair muitos investidores e destaca o diferencial na elaboração do projeto que está sendo apresentado aos potenciais parceiros no lançamento do plano comercial nesta segunda-feira (29), às 19h, no Versailles Recepções, em Capim Macio.

 

Qual a avaliação que você faz do marketing do Campeonato Potiguar para 2012?

Hoje há um trabalho de base com as ações desenvolvidas em 2012. Foi uma oportunidade para criar um produto, deixar ser um simples estadual e passar a ter identidade e tudo passou pela credibilidade da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), com o presidente José Vanildo, que confiou em nosso trabalho dos resultados já conquistados. Tivemos a atenção redobrada para fazer todas as entregas prometidas aos patrocinadores, seja placa no campo, marca em backdrop, convites ou até mesmo uma marca no site da FNF. Os clubes foram os grandes parceiros ao entender que chegou a hora de fortalecer o futebol potiguar com um todo, de valorizar os participantes. Com isso, fizemos o acompanhamento de cada ação e um pós-venda sistemático, sem esperar pelo término da competição para mostrar os resultados que os patrocinadores estavam tendo, entre eles o retorno de mídia espontânea que ultrapassou R$ 10 milhões em 2012.

E os patrocinadores de 2012 vão permanecer?

A maioria já confirmou, com exceção do BMG que vendeu boa parte de suas operações do consignado para o Itaú. Outros grandes parceiros já fecharam, como uma empresa que comprou o title sponsor, confirmando que em 2013 será chamado de Campeonato Potiguar e o nome da empresa. Vai associar a marca do parceiro ao futebol potiguar, por entender o resultado que podemos proporcionar com as propriedades de marketing adquiridas no pacote e seus benefícios.

Destaque alguma ação

Além do pacote de propriedades garantidas pelos investidores, sempre entregamos mais vantagens para nossos parceiros e uma delas foi nominar com os patrocinadores as rodadas do 2º turno. Gerou um resultado muito bom, destaque em portais especializados, como a Máquina do Esporte, pela iniciativa de ter uma propriedade diferenciada no mercado nacional. Os parceiros entregam prêmios para os destaques da rodada, seja para artilheiro, goleiro e até torcedor. Vamos repetir na próxima temporada.

Teve alguma ação promocional com o torcedor?

Na final, fizemos uma ação com o ‘Torcedor Premiado’. Sorteamos nas redes sociais do Campeonato um torcedor de cada clube da grande final. Foi um do ABC e outro do América para o Frasqueirão. Lá eles estavam com expectativa dupla pelos seus times. Resultado: o torcedor campeão teve o direito de entrar em campo, ficar nas áreas reservadas da premiação, recebeu a medalha, a mesma que seus ídolos ganharam, além de ganhar a bola da final autografada pelo elenco alvirrubro, como também, a camisa autografada. Foi emocionante e teve repercussão nacional com o case.

Como foi concebido o projeto de 2013?

Fizemos um projeto ousado, superando a cada trabalho já realizado, sempre buscando a melhor forma de apresentar o nosso futebol com as vantagens de ser um patrocinador oficial do Campeonato. A primeira decisão com a nossa equipe foi elaborar o projeto com a força gerada pelo futebol, o retorno garantida, as mídias oferecidas, mas, principalmente, mostrar o trabalho de 2011, um pouco de um pós-venda para deixar de ser discurso, da ideia, para mostrar, na prática, como funcionou. Sou suspeito a falar, mas ficou muito bom, respondendo as perguntas que o investidor gostaria de saber e tomar a decisão com segurança. Hoje, o futebol potiguar passa a ser respeitado por tudo que foi feito recentemente.

E qual o diferencial para esta edição?

Serão as ações promocionais. Além do Campeonato Potiguar receber nome de uma empresa, acredito muito em experiências que vão envolver mais o torcedor. A primeira delas é viabilizar uma grande campanha publicitária para valorizar o futebol local, os clubes, os ídolos. Hoje conseguimos ver mais camisas de nossos clubes nas ruas, mudou muito, mas queremos mais. É preciso mexer com o torcedor, ir aos estádios, participar das ações de seus clubes, comprar produtos de sua equipe. Outra ação que está à disposição do mercado é o programa de marketing para lançar o mascote do Campeonato, um atrativo local que simboliza nosso estado e possa despertar o desejo do jovem gostar dos clubes potiguares, além de criar produtos e ações que garantam retorno para as empresas nos jogos. Quem promete também agitar a competição é o concurso da Gata Potiguar que receberá o nome de uma empresa. Vários estados já fizeram e tiveram um retorno muito bom para seus parceiros ao envolver o torcedor com eventos, votações e divulgar um produto que os clubes podem trabalhar muito bem.

O projeto cultural Futebol em Tom Maior vai acontecer no próximo ano?

Vai funcionar como a Gata do Potiguar e o mascote. Vem com nome de uma empresa e nosso objetivo é viabilizar até o fim de novembro.

E quais são os principais atrativos ao investir no Campeonato?

A empresa passará a ser uma parceira do futebol do Rio Grande do Norte, tornando a marca do investidor simpática com todas as torcidas, pois veste a camisa do evento com um todo. Firma seu negócio em um dos 12 estados sedes de Copa do Mundo, e há muitos clientes que apostam no futebol do estado do mundial. A capacidade ampla de visibilidade para oito estádios, oito municípios que estão divulgando o patrocinador para sua cidade e região.

Como funciona a exposição de marca no uniforme da arbitragem?

Hoje é um espaço muito procurado pela alta visibilidade gerada. É uma mídia de intensa exposição e teve atraído mais investidores para 2013, que já tem alguns espaços já fechados.

Como a FNF administra os recursos captados de patrocinadores?

A Federação consegue viabilizar pagamentos de arbitragens, hospedagem, alimentação dos clubes, como fez este ano.

E como funciona o direito de arena dos estádios?

A FNF é promotora do Campeonato Potiguar e tem uma parceira muito boa com os clubes. Em 2012, fizemos nossa parte. A FNF garantiu recursos importantes aos filiados e este modelo está sendo renovado.

 

Fonte: Tribuna do Norte

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